O duelo do Grêmio contra o Esportivo, nesta quarta-feira, às 20h, em Bento Gonçalves, é simbólico para Renato Portaluppi. O treinador tem forte ligação com a cidade da serra gaúcha, onde estará pela segunda vez no comando da equipe gremista. Agora, porém, com outro grande nome ao lado dividindo as atenções: Luis Suárez.
Nascido em Guaporé, Renato se mudou cedo para Bento, cidade a 70 quilômetros de distância. Por lá, deu seus primeiros passos no futebol. O início da trajetória coincidia com o emprego de auxiliar de padeiro.
Tempos depois, trabalhando em uma fábrica de móveis, o talento de Portaluppi chamou a atenção do clube da cidade, o Esportivo, e o atacante ingressou nas categorias de base. A estreia foi em 1979, ainda com 16 anos, exatamente contra o Grêmio, no estádio Olímpico.
Mais de quatro décadas depois, consolidado como maior ídolo da história do clube, Renato teve a primeira experiência como treinador em Bento Gonçalves. Em 2021, cerca de um mês antes de deixar o Tricolor, comandou a equipe na vitória por 2 a 0 sobre o Esportivo pelo Gauchão.
Exatamente cinco meses depois de ser anunciado de volta ao Grêmio, o treinador terá uma segunda vez no lugar onde tudo começou no futebol. Agora, porém, tem a companhia estrelar de outro grande personagem.
Por onde passa, Luis Suárez é o centro dos holofotes. Até o momento, o astro uruguaio fez três jogos com a camisa tricolor, sendo um no interior do estado. Na estreia do Gauchão, enfrentou o Caxias, também na serra gaúcha.
Na ocasião, todos os ingressos disponíveis foram vendidos para o confronto no Centenário. Luisito marcou o gol da vitória por 2 a 1, de virada. Em Bento Gonçalves, o interesse pela partida não é diferente.
Segundo informações do Esportivo, dos cerca de 8.700 lugares da Montanha dos Vinhedos, 3.900 ingressos foram destinados à torcida do Grêmio e todos foram vendidos. Existe a possibilidade de aumento da capacidade para 10 mil considerando áreas sem arquibancadas, atrás das duas balizas.
No desembarque da delegação gremista na tarde desta terça-feira, Suárez foi o mais ovacionado pelos torcedores que acompanhavam a chegada da equipe em Bento. Além dele, Renato Portaluppi, claro, também foi muito saudado.
Após ser poupado da última partida, contra o São José, quando pediu para não jogar no gramado sintético do Passo D’Areia, o centroavante uruguaio retorna ao time para ajudar a manter os 100% de aproveitamento no torneio.
Com nove pontos, o Grêmio é líder isolado do estadual e a única equipe que venceu os três compromissos. O confronto diante do Esportivo, válido pela quarta rodada, acontece às 20h desta quarta-feira.
Veja mais notícias do Grêmio, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.