Respaldado por Renato jogador chega ao Grêmio após altos e baixos no Ceará em 2020 a 2022

Foto: Reprodução/Grêmio TV
Foto: Reprodução/Grêmio TV

Respaldado por Renato, Vina chega ao Grêmio para qualificar e aumentar as opções para o setor ofensivo. O meia, a princípio, disputará posição com Cristaldo e aguarda pelo BID para estrear. Depois de um ano abaixo e com polêmicas pelo Ceará, o jogador busca reencontrar o bom futebol para repetir o melhor momento da carreira.

Respaldado por Renato jogador chega ao Grêmio após altos e baixos no Ceará
Foto: Kid Jr. / SVM

O atleta de 31 anos desembarcou na última sexta-feira em Porto Alegre e foi anunciado oficialmente pelo Grêmio no dia seguinte. No domingo, esteve na Arena para acompanhar a vitória da equipe sobre o Avenida, por 2 a 0, pelo Gauchão.

Vina assinou contrato por empréstimo até dezembro de 2023. Ele aguarda regularização no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF para estar apto a estrear, o que pode acontecer no próximo sábado, 16h30, quando o Grêmio enfrenta o São Luiz, em Ijuí.

Em seus melhores momentos pelo clube cearense, Vina atuou como meia centralizado. No Grêmio atual, disputa a titularidade com Cristaldo, que, no esquema implementado por Renato, tem jogado exatamente pela faixa central, como “10”, atrás do centroavante.

– O Vina é um jogador interessante, venho acompanhando há bastante tempo. Ele joga como segundo (atacante), encosta bastante no atacante, gosta de vir por trás dos volantes do adversário. Jogador que sabe fazer gol, vem para o grupo do Grêmio. Ninguém chega com uma cláusula de titular, as oportunidades vão ser dadas para ele – disse Renato.

GREMIO
FOTO REPRODUÇÃO

Altos e baixos no Ceará

Nas últimas três temporadas, o meia viveu momentos distintos no alvinegro cearense. Em 2020, Vinícius Goes, como era mais conhecido, chegou ao Vozão e adotou o apelido de Vina.

O início foi dos melhores. Primeiro, veio o título da Copa do Nordeste, quando participou diretamente de nove gols ao decorrer da campanha. Na sequência, pelo Brasileiro, foi decisivo e não à toa fez parte da seleção do campeonato. Tamanho destaque resultou na renovação de contrato com o Ceará até o fim de 2024.

No total, foram 23 gols e 19 assistências em 2020, sendo a temporada mais artilheira da carreira do meia. Quando chegou ao clube cearense, o treinador era Argel Fucks, que tem muitos elogios ao seu ex-comandado.

FOTO REPRODUÇÃO

– Ele é um meia, um 10, que joga atrás dos atacantes e na frente dos volantes, é o cara que faz a ligação do meio com o ataque. É forte, competitivo, muito inteligente. Ao mesmo tempo que ele “pifa”, também faz gols, chega na área. Tem tudo para dar certo – destacou Argel.

No ano seguinte, Vina fez 11 gols, deu seis assistências e não conseguiu repetir a performance. Em 2022, ficou marcado mais por polêmicas do que pelo rendimento em campo. O Ceará colecionou fracassos, com eliminações pesadas nos mata-matas, como para o rival Fortaleza na Copa do Brasil.

Em duas quedas, Vina teve pênaltis perdidos, na semifinal do Campeonato Cearense, contra o Iguatu, e na Sul-Americana, diante do São Paulo, quando revidou a provocação de um torcedor. O jogador já havia se envolvido em caso de uma festa após derrota do time no Brasileirão.

GREMIO
FOTO REPRODUÇÃO

– A relação dele com a torcida teve altos e baixos. Sempre teve discurso de querer ser ídolo, é aquele jogador “marketeiro”, que joga pra torcida muitas vezes, provocando o rival e etc… por isso, e também pelo ótimo 2020 que fez, caiu nas graças da torcida – lembra André Almeida, jornalista do Sistema Verdes Mares.

– Acontece que, principalmente em 2022, ele não jogou bem e foi muito cobrado pelo torcedor. Mas, no geral, foi um jogador que teve uma boa caminhada no clube e tinha uma boa relação com o torcedor – acrescenta.

Com o rebaixamento do Ceará à Série B, a permanência de Vina no clube tornou-se quase impossível. O meia chegou a atuar em três partidas na atual temporada, mas já com a saída iminente.

Vina pelo Ceará

  • 2020: 59 jogos, 23 gols e 19 assistências
  • 2021: 51 jogos, 11 gols e 6 assistências
  • 2022: 55 jogos, 12 gols e 5 assistências
  • 2023: 3 jogos e 1 assistência

Em janeiro, Vina chegou a se aproximar do Fluminense, mas os cariocas desistiram. Na mesma época, o Grêmio demonstrou interesse no atleta, mas, na ocasião, as tratativas não avançaram. Na última semana, porém, o clube voltou à carga para fechar o negócio.

Vina deve participar do treino com bola do Grêmio nesta terça. Com semana livre para treinamentos, o jogador terá tempo para começar a se entrosar com o grupo. A próxima partida acontece no sábado, contra o São Luiz, em Ijuí, pela 8ª rodada do Gauchão.

GREMIO
FOTO REPRODUÇÃO

#gremio #gremio