Rodrigo Caio segue nos planos de Renato Portaluppi, mas titularidade no Grêmio é improvável

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Renato define plano para Rodrigo Caio: ritmo na base e minutos no Brasileirão

O técnico do Grêmio, Renato Portaluppi, confirmou que o zagueiro Rodrigo Caio segue em seus planos para o restante da temporada. O treinador pretende dar ritmo de jogo ao defensor nas partidas da equipe sub-20, pela Copa FGF, com a intenção de integrá-lo de forma gradual ao elenco principal nos jogos do Brasileirão. No entanto, devido à forte concorrência na defesa e à ausência de outras competições, é pouco provável que o zagueiro consiga se firmar como titular até o final de 2024, quando seu contrato com o Tricolor termina.

Na última quinta-feira (29), Rodrigo Caio foi um dos destaques na vitória do Grêmio por 1 a 0 sobre o Passo Fundo, em partida válida pela Copa FGF. Demonstrando segurança nos desarmes e nas antecipações, o zagueiro também se destacou pela qualidade na saída de bola e pela precisão nos passes. Apesar do bom desempenho, a comissão técnica ainda avalia que a falta de ritmo e o nível inferior da competição são obstáculos para que o jogador seja utilizado com maior frequência no time principal. Até o momento, Rodrigo Caio participou de apenas 17 minutos de jogo pelo Grêmio, durante o empate com o Palmeiras, em julho.

Rodrigo Caio
Rodrigo Caio. Foto: Angelo Pieretti

“Fazia muito tempo que ele não trabalhava com bola. Tínhamos que readaptá-lo. Hoje ele está bem. Falei para ele que era importante jogar pela Copa FGF para readquirir ritmo, e ele ficou muito feliz. Para ele, é muito bom, pois esse tipo de jogo dá confiança. Ele está totalmente recuperado e pronto. O que precisa é de ritmo de jogo. No momento que precisarmos dele, pode ter certeza que ele vai estar bem”, declarou Renato Portaluppi em entrevista exclusiva ao Zero Hora.

Rodrigo Caio. Foto: Angelo Pieretti

Histórico de lesões e forte concorrência complicam situação de Rodrigo Caio

O planejamento cauteloso de Renato e da comissão técnica é influenciado pelo histórico recente de lesões graves de Rodrigo Caio, que sofreu problemas sérios no joelho direito entre 2022 e 2023, enquanto defendia o Flamengo. A equipe médica e técnica do Grêmio deseja observar o zagueiro enfrentando adversários de maior exigência para avaliar se ele está realmente preparado para atuar no Brasileirão. Somente quando o defensor adquirir o ritmo de jogo ideal é que Renato pretende incluí-lo na lista de relacionados para as partidas da Série A, inicialmente para jogar alguns minutos nos finais dos jogos.

Apesar do desejo de Renato em utilizar Rodrigo Caio no Brasileirão, a forte concorrência na defesa é um obstáculo considerável. Atualmente, o Grêmio conta com uma zaga composta por nomes consolidados como Rodrigo Ely, Jemerson, Pedro Geromel, Kannemann e Natã. Com isso, é improvável que o ex-jogador de Flamengo e São Paulo consiga desbancar algum dos titulares e assegurar um lugar fixo na equipe.

Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Além disso, o Tricolor disputa apenas o Campeonato Brasileiro no momento, já que as eliminações precoces da Libertadores e da Copa do Brasil reduziram as oportunidades para o técnico rodar o elenco e dar mais chances a Rodrigo Caio. A contratação do zagueiro foi feita em um contexto de múltiplas competições, o que aumentaria sua participação na equipe.

Futuro de Rodrigo Caio no Grêmio depende de desempenho e da decisão de Renato

A permanência de Rodrigo Caio no Grêmio para 2025 ainda é uma incógnita. A definição sobre uma eventual renovação de contrato dependerá do desempenho do zagueiro nos próximos meses e, principalmente, da avaliação de Renato Portaluppi. O técnico tricolor, por sua vez, também ainda não confirmou se continuará no clube após o término do Brasileirão.

Caso Rodrigo Caio consiga mostrar evolução e conquistar a confiança da comissão técnica, sua permanência poderá ser considerada. No entanto, com o cenário atual de poucas oportunidades e forte concorrência, o zagueiro precisa aproveitar cada minuto em campo para provar seu valor e garantir um futuro no clube gaúcho.