Suárez decide, e Grêmio vence o Caxias na estreia do Gauchão

Porthus Junior / Agencia RBS

Grêmio começou a busca pelo hexa do Gauchão com uma vitória complicada sobre o Caxias. O Tricolor conseguiu a virada com um golaço de Luis Suárez, e depois soube suportar a pressão da equipe da casa para fechar o placar em 2 a 1, neste sábado (21). Mesmo com testes na escalação, como a utilização de Carballo ao lado de Pepê, o time de Renato Portaluppi conseguiu encontrar soluções para superar o adversário no Estádio Centenário.

Suárez decide, e Grêmio vence o Caxias na estreia do Gauchão
FOTO: AGENCIA RBS

O primeiro Grêmio do Gauchão não teve supresas na escalação. A única novidade na relação do time titular foi a entrada de Carballo no lugar de Villasanti, que ficou em Porto Alegre. Além da equipe bastante semelhante, o time da estreia teve algumas das mesmas dificuldades que apareceram contra o São Luiz, na Recopa. O sistema defensivo e o quarteto ofensivo ficou muito distante, com Carballo e Pepê correndo para tentar tapar o buraco no meio de campo.

Um dos positivos que se repetiu foi a pressão na saída de bola dos adversários. A marcação alta criou dificuldades para o Caxias. Só que com a bola parada, os donos da casa criaram a primeira situação de gol. Em cobrança de falta da intermediária, Jonathan quase marcou. O lateral cobrou a falta em direção ao gol, Fernando ameaçou tocar de cabeça e enganou Brenno. A sorte do camisa 1 gremista foi que a bola passou ao lado do gol.

Aos nove, a defesa do Grêmio não escapou. Carballo levou um chapéu de Peninha e não acompanhou o camisa 10 do Caxias, que tabelou com Jean Dias e passou sem dificuldades por Fábio e Brenno. Com o gol vazio, o meia do Caxias só teve o trabalho de empurrar a bola para o gol.

O gol da vantagem deixou o Caxias mais atento em campo. O time do técnico Thiago Carvalho seguiu marcando forte, sem dar espaços, e ameaçando Brenno em escapadas em velocidade.

FOTO: AGENCIA RBS

Mas em um contra-ataque rápido, o Grêmio empatou. Reinaldo recuperou a bola e encontrou Ferreira livre no lado esquerdo. O camisa 10 deu um belo toque para Luis Suárez, que tentou encobrir Bruno Ferreira, que conseguiu fazer a defesa. Só que Bitello acompanhou o lance com atenção e completou para o gol. Caxias 1×1 Grêmio com 26 minutos do primeiro tempo.

Em sua nova posição, agora como meia na escalação, Bitello se tornou o foco das jogadas do Grêmio. Aos 33, após combinação entre Bitello e Suárez quase rendeu o segundo gol. O centroavante recuou e deu o passe rasteiro para o companheiro, que tocou por cobetura na saída de Bruno Ferreira. O zagueiro Marcelo se atirou na bola e tirou quase em cima da linha.

A igualdade no placar também foi observada na disputa dentro de campo. Até o fim do primeiro tempo, as duas equipes alternaram o controle do jogo.

Sem mudanças nas duas equipes, e como aconteceu na metade inicial da partida, o Caxias teve a primeira chance de gol do segundo tempo. Peninha fez fila na entrada da área do Grêmio e soltou um chute cruzado com força. Brenno fez boa defesa e evitou a vantagem do Caxias. Incomodado com o desempenho irregular da equipe, Renato fez três trocas de uma vez. Campaz, muito vaiado, deu lugar para Everton Galdino. Reinaldo e Carballo foram substituídos por Diogo Barbosa e Gustavinho, respectivamente.

As trocas, no entanto, não surtiram o efeito esperado. O Grêmio seguia com dificuldades para chegar na área do Caxias. No momento que a torcida já começava a reclamar de forma mais acintosa, Suárez resolveu. O centroavante recebeu a bola na entrada da área, deu um drible rápido no marcador e chutou quase no ãngulo de Bruno Ferreira. Um golaço para resolver as dificuldades do Tricolor no Centenário, com 30 minutos de jogo.

Brenno teve trabalho logo na sequência, em chute da entrada da área de Eron. O goleiro gremista fez boa defesa no canto direito e segurou a vantagem para o Grêmio. Aos 39, Bitello entrou driblando na área e foi derrubado por Fernando. Mas Galdino desperdiçou a cobrança. O atacante bateu mal e Bruno Henrique fez a defesa.

Após duas vitórias em cinco dias, a tendência é de que Renato comece a rodar mais o time titular. Para o jogo desta quarta-feira (25), a expectativa é de que jogadores que tenham participado da maior parte do tempo das vitórias sobre São Luiz e Caxias sejam preservados.