Grêmio FALTA DE GOLS E SUÁREZ EM ” MÁ FASE” FAZEM RENATO SE PREOCUPAR PARA JOGO DO DIA 07

Grêmio com poucos gols

O Grêmio tem duas vitórias em três jogos e ocupa a sétima colocação do Campeonato Brasileiro, embolado com outros times que somam os mesmos seis pontos. Mas apesar da boa arrancada, Renato segue em busca por melhorias no aproveitamento ofensivo, pois seu time é um dos que mais precisa finalizar para marcar um gol no campeonato.

Após a vitória sobre o Cuiabá, no último domingo, Renato declarou que o ataque foi mais “mortal”, tendo anotado dois gols apesar das poucas chances criadas. Os números gerais do time no campeonato, porém, contradizem essa impressão.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Entre os 20 clubes da Série A, o Tricolor é a equipe com a 16ª maior média de finalizações por gol marcado, passadas as primeiras três rodadas. Entre os sete primeiros colocados na tabela, é o que tem os piores números neste quesito.

No total, a equipe comandada por Renato soma 40 finalizações em três partidas, contra Santos, Cruzeiro e Cuiabá. A média é de 13,3 chutes para cada gol marcado na competição até o momento.

Números preocupantes

Os números mostram que o Grêmio segue com o problemas de pontaria, que o acompanham desde a fase eliminatória do Campeonato Gaúcho. Ao mesmo tempo que cria oportunidades, a dificuldade de colocar a bola no fundo da rede também persiste.

Questionado diversas vezes sobre o assunto, Renato sempre optou por valorizar as chances criadas. O técnico acredita que os gols sairão naturalmente e disse que estaria mais preocupado se o time não estivesse criando.

Seca de Suárez: tentativas não faltam

Foto: Lucas Uebel


O que chama atenção é o que o artilheiro do Grêmio na temporada, Luis Suárez, é quem mais finalizou no Brasileirão, mas ainda não desencantou. O uruguaio, Alef Manga, do Coritiba, e Vinicius, do Goiás, acumulam 10 chutes e um cabeceio em três partidas, com média de 3,33 chutes por jogo. Curiosamente, o trio não balançou as redes ainda no Brasileirão.

Na última rodada, Suárez quase anotou um golaço ao dar um voleio dentro da área que Walter voou para espalmar. Também acertou o travessão em cabeçada.

Se contar o confronto de volta da terceira fase da Copa do Brasil, contra o ABC, o astro uruguaio já chega a quatro partidas sem marcar, seu maior jejum com a camisa tricolor até agora. Durante os jogos é nítida a insatisfação do atacante quando desperdiça uma oportunidade.

Para melhorar o rendimento neste quesito, Renato pode contar com retornos importantes a partir da próxima rodada. Pepê é o principal jogador que pode ficar à disposição para o duelo diante do Bragantino. Até se lesionar, era uma das peças-chave no meio gremista.

Foto: Lucas Uebel

No Brasileiro, Luis Suárez ainda não conseguiu balançar a rede. O atacante é o artilheiro da equipe com 11 gols em 19 jogos, mas nos últimos quatro não marcou. Até então, a sua maior seca tinha sido de duas partidas. Também são cinco assistências na temporada.

– Depende de expectativa. Acho normal. Ninguém marca todo jogo. Acho que é uma alta performance dele (Suárez) com a camisa do Grêmio. Independentemente de quem vai marcar. Não podemos a cada rodada apontar: “o Suárez não marcou”. Vejo como normal quatro partidas sem marcar. Ele participou ativamente. Não podemos cobrar que faça em todas rodadas. Daqui a pouco faz três gols em um jogo e essa média já vira – relatou Brum.

O Grêmio volta a campo no próximo domingo, dia 7, pela quarta rodada do Brasileirão. O Tricolor recebe o Bragantino na Arena, em Porto Alegre, a partir das 18h30.