Técnico do Grêmio “Tapa na cara de quem se acomoda” Renato rasga elogios a dedicação de Suárez no Grêmio com 36 anos

LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Treinador do Grêmio mencionou que postura do uruguaio o faz exigir ainda mais dos atletas mais jovens no elenco tricolor

Além do alto aproveitamento de Luis Suárez no início de sua passagem pelo Grêmio (sete gols em cinco partidas), a dedicação demonstrada nas partidas chama a atenção. Rendendo, inclusive, elogios consideráveis do técnico Renato Portaluppi.

Na entrevista coletiva após a goleada por 3 a 0 sobre o Aimoré, no último sábado (6), Renato apontou que a postura do artilheiro da equipe na temporada é um “tapa na cara” de qualquer atleta que não se esforçe ao máximo dentro de campo.

“Tapa na cara de quem se acomoda” Renato rasga elogios a dedicação de Suárez no Grêmio
foto reprodução

O técnico do Imortal afirmou, ainda, que esse tipo de comportamento faz naturalmente com que ele tenha um grau de exigência maior com atletas mais jovens dado o exemplo de Suárez:

LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

– É um tapa na cara de quem não gosta de correr e se acomoda no campo. O cara tem 36 anos, ganhou tudo na vida e dá aquele pique no fim do jogo. O vencedor tem isso na cabeça dele. Exemplo não só para os nossos aqui, no Brasil todo. Como não vou cobrar do mais jovens?

A próxima oportunidade que Luisito e o Grêmio terão de manter o aproveitamento intacto na temporada 2023 será na quarta-feira (8), diante do Juventude, em Caxias do Sul.

Suárez se isolou na artilharia entre times de Série A em 2023

Com os dois gols marcados na vitória do Grêmio por 3 a 0 sobre o Aimoré neste sábado, pelo Gauchão, Luis Suárez se isolou na artilharia da temporada entre jogadores dos times da Série A em 2023. O uruguaio foi a sete gols e descolou de Pablo, do Athletico, e Gabi e Pedro, do Flamengo. Até então, todos estavam empatados com cinco.

Grêmio
Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Para atingir tal marca, Suárez precisou de cinco partidas (média de 1,4 gol por jogo). O centroavante assumiu a artilharia do Gauchão ao lado de Pedro Henrique, do Inter, com quatro gols, além do hat-trick marcado em sua estreia, pela Recopa Gaúcha, diante do São Luiz.

O trio que vem logo abaixo também disputou cinco jogos, com média exata de uma bola na rede por partida. Além de Pedro Henrique, completam a lista com quatro tentos em 2023 os atacantes Nicolas, do Goiás, e Rodrigo Pinho e Alef Manga, dupla do Coritiba.

Artilheiros do Brasil em 2023 entre times da Série A:

  1. Luis Suárez (Grêmio) – 7 gols
  2. Pablo (Athletico-PR), Gabi Pedro (Flamengo) – 5 gols
  3. Rodrigo Pinho e Alef Manga (Coritiba), Pedro Henrique (Inter) e Nicolas (Goiás) – 4 gols

O desempenho de Suárez logo nos primeiros jogos já confirma a expectativa gerada na chegada do astro uruguaio ao futebol brasileiro. Dos 13 gols marcados pelo Tricolor em seis partidas, Luisito participou de oito (sete gols e uma assistência), e foi poupado de um compromisso no Gauchão.

A grosso modo, o Grêmio não teria vencido dois confrontos no estadual sem os gols de Suárez, visto que o camisa 9 marcou os gols decisivos contra Caxias e Brasil de Pelotas. Sem falar no triplete crucial para o título da Recopa Gaúcha.

No entanto, a importância de Suárez não é encarada como um problema para o time gaúcho, mas sim uma consequência de ter um jogador deste calibre à disposição. Um privilégio, para quem acompanha de fora ou mesmo convive no dia a dia.

Aliás, a dedicação do centroavante foi exemplificada nos minutos finais da vitória contra o Aimoré. Mesmo com o 2 a 0 a favor, Suárez pressionou e se esforçou para roubar a bola e marcar o terceiro do Grêmio e selar o resultado na Arena. Já no fim, com o jogo praticamente encerrado.

É um tapa na cara de quem não gosta de correr e se acomoda no campo. O cara tem 36 anos, ganhou tudo na vida e dá aquele pique no fim do jogo. O vencedor tem isso na cabeça dele. Exempl não só para os nossos aqui, no Brasil todo. Como não vou cobrar do mais jovens?

— Renato Portaluppi sobre Luis Suárez

Os dois gols do uruguaio deram alívio a um enfrentamento que não se desenhou simples para o Tricolor. Apesar da situação difícil na tabela, na zona de rebaixamento, o Aimoré não se furtou de jogar e levar dificuldades ao time da casa. Chegou a assustar algumas vezes o gol de Brenno.Reproduzir vídeo