Grêmio: Treinador frequentemente elogia o elenco e agora terá de fazer mudanças na equipe para buscar vaga na final do Gauchão
Entre as manifestações mais comuns de Renato Portaluppi como treinador do Grêmio, está a declaração de que o “grupo é bom”, referindo-se à qualidade do seu elenco. Contra o Ypiranga, neste sábado, o treinador precisará contar com a força do seu plantel para superar uma série de desfalques.
Após um começo de temporada com testes no time titular, Renato encontrou uma base na equipe e foi repetindo a escalação nas últimas partidas, com uma ou outra modificação pontual. Em cima disso, o treinador não terá até cinco titulares.
O zagueiro Kannemann está suspenso por ter sido expulso na derrota no Colosso da Lagoa. O lateral-direito Fábio e o volante Pepê foram substituídos ainda no primeiro tempo da partida. O meia Cristaldo sequer entrou em campo e foi cortado antes de a bola rolar.
Por fim, Carballo e Villasanti estão fora por servirem as seleções de Uruguai e Paraguai, respectivamente. Os dois atuaram juntos em Erechim pela ausência de Cristaldo, mas, em tese, disputam a titularidade.
Contra o Ypiranga, Thaciano entrou na lateral direita e Ferreira no ataque, nas vagas dos lesionados. A presença do camisa 10 é provável para sábado. Na defesa, João Pedro deve ganhar oportunidade. Ele esteve fora do jogo em Erechim cumprindo suspensão.
O mistério passa a ser o meio-campo. Sem os gringos e Pepê, Thiago Santos surge como principal alternativa na primeira função. Existe a possibilidade de Bitello retornar ao lugar de origem, mais recuado pelo meio, e o ingresso de Thaciano.
Dos 34 jogadores listados no elenco principal atualmente, Renato utilizou 30 até o momento, além de três garotos da base. As exceções são Felipe Sheibig, o quarto goleiro, o lateral-direito Rodrigo Ferreira, o zagueiro Geromel e o atacante Jhonata Robert, estes lesionados.
O grupo do Grêmio é bom e durante a semana vou achar a escalação ideal para superar o adversário no próximo sábado e conseguir nosso objetivo, que é irmos à final.
— Renato Portaluppi após o jogo de ida da semifinal do Gauchão contra o Ypiranga
Agora, o treinador terá um grande desafio da temporada com número elevado de ausências. Chance para comprovar a ideia sempre levantada pelo comandante gremista sobre a qualidade do elenco.
Desde quarta-feira, Renato restringiu o acesso da imprensa aos treinamentos do Grêmio. Os últimos três dias de atividade prévia ao confronto de sábado são de total sigilo para definir a equipe que buscará vaga na sexta final consecutiva de Gauchão.
A derrota por 2 a 1 em Erechim obriga o Tricolor a vencer por dois gols de diferença no duelo a partir das 16h30, na Arena. Em caso de triunfo por um gol, independentemente de gol fora, a decisão irá para os pênaltis.
Veja mais notícias do Grêmio, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.