Grêmio: Thaciano um dos maiores responsáveis pela classificação, tem seu indefinido no tricolor

FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Grêmio: Com proposta do Bahia, jogador foi fundamental na virada diante do Ypiranga com gol e muita entrega

Um dos grandes personagens da classificação do Grêmio para a final do Campeonato Gaúcho tem futuro indefinido no clube. Thaciano foi escalado como primeiro volante contra o Ypiranga e correspondeu na melhor forma possível, com gol e intensidade no meio de campo. Tudo isso em meio a especulações de uma possível transferência para o Bahia.

Grêmio: Thaciano um dos maiores responsáveis pela classificação, tem seu indefinido no tricolor
ducker_gremio

O jogador de 27 anos era cotado para formar a linha de meias em razão das ausências de Villasanti e Carballo, convocados para suas seleções, e Pepê, lesionado. Mas Renato optou por colocá-lo mais recuado ao lado de Bitello, em uma formação mais ofensiva para tenta reverter a vantagem do time de Erechim. Deu certo.

Thaciano exerceu mais de uma função e foi o melhor jogador do time nos 81 minutos que esteve em campo. Defendia e atacava com a mesma disposição. Aos 16 minutos do segundo tempo, apareceu na área para marcar de cabeça o gol do empate, após cruzamento de Bitello. Extenuado, saiu aplaudido pela torcida para a entrada de Gustavinho após o gol de Bruno Alves.

Grêmio: Thaciano um dos maiores responsáveis pela classificação, tem seu indefinido no tricolor
ducker_gremio

Mas não foi só durante o jogo que o camisa 28 chamou atenção. Após a partida, Thaciano voltou ao gramado da Arena já vazia acompanhado da família. Fez uma oração e atravessou o campo de joelhos. Talvez agradecendo por aquela que considera sua melhor atuação com a camisa do Grêmio.

– Pela importância do jogo, sim (melhor partida pelo Grêmio). Renato sempre soube onde posso render mais e dar o melhor. Ele me chamou depois dos imprevistos pelas lesões e meninos na seleção, ele sabe que ali que eu rendo ao máximo e consegui mostrar meu valor – declarou Thaciano.

– Ele é volante, gosta de jogar exatamente ali. Por vários problemas que temos, joga em outras posições, lateral, aberto pela direita. Jogou e jogou muito, é da posição. Thaciano saiu por que não conseguia mais ficar em pé, defendeu, atacou e fez um gol muito importante para gente. Sempre defendi o Thaciano, baita de um jogador, pode ter certeza – elogiou Renato.

Sempre falei que pode contar comigo, é o grupo, trabalhei desde que cheguei aqui ao máximo. Não é porque meu nome estava sendo especulado que ia baixar a guarda”

— Thaciano, volante do Grêmio

Em meio a semana de preparação para o jogo decisivo, Thaciano ganhou os holofotes por outro motivo. O Bahia apresentou uma proposta pelo meio-campista, que foi recusada pelo Grêmio. A direção garantiu a manutenção do grupo até o fim do Gauchão, mas não descarta saídas depois do estadual.

Questionado sobre a possibilidade de saída para o clube baiano, que já defendeu em 2021, Thaciano ressaltou o desejo de permanecer na Arena. No entanto, deixou aberta a chance de transferência, já que a decisão não depende apenas dele.

– Aí depende do Grêmio. Para mim, sim. Tenho amigos aqui. Construí uma família, quase cinco anos entre idas e vindas. Tenho um carinho muito grande pelo clube, mas não depende só de mim, tenho pessoas responsáveis que tomam conta e devem ter alguma conversa com o clube – reforçou.

Renato não escondeu o incômodo com a situação envolvendo Thaciano na entrevista coletiva de véspera da partida, na sexta-feira. Após o jogo, ele voltou a falar sobre o assunto e também deixou claro. Se depender do técnico, Thaciano não sai.

– Minha opinião eu já dei: é um baita jogador. Se alguém quer tirar o jogador do Grêmio, aí é com a diretoria, eles que decidem. Falei muito com o jogador sobre isso. Estão saindo as informações, não estou gostando nada. É um jogador que atua em várias posições e onde o coloquei e ele foi bem – manifestou Renato.

Entre saídas por empréstimo e temporadas de permanência na Arena, Thaciano está no seu sexto ano com o Grêmo. Neste período, chegou a marca de 127 partidas oficiais com 15 gols marcados e 10 assistências. Em 2021, defendeu o Bahia e, no último ano, esteve emprestado ao Altay, da Túrquia.

Grêmio: Thaciano um dos maiores responsáveis pela classificação, tem seu indefinido no tricolor
FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA