Os volantes do Grêmio Mathías Villasanti ou Felipe Carballo saiba o tempo que cada um jogou no Grêmio em 2023

Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação
Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação

A posição com mais alternativas no Grêmio é a de volantes. São nove meio-campistas no plantel para atuar nas funções mais defensivas. O técnico Renato Portaluppi tem testado as possibilidades e verificando o rendimento dos atletas. GZH apresenta os números que cada atleta esteve em campo nos primeiros confrontos da temporada. 

Mathías Villasanti ou Felipe Carballo saiba o tempo que cada um jogou no Grêmio em 2023
foto Matheus Pé/MS+

Confira a lista de aproveitamento dos volantes do Grêmio:

  • Bitello – 355 minutos
  • Pepê – 342 minutos
  • Felipe Carballo – 203 minutos
  • Villasanti – 182 minutos
  • Thaciano – 117 minutos
  • Lucas Silva – 90 minutos
  • Thiago Santos – 23 minutos
  • Darlan – não utilizado
  • Lucas Leiva – não utilizado por questões médicas
Grêmio
Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Naturalmente, a comissão técnica do Grêmio não consegue encaixar todos os jogadores da posição ao mesmo tempo na formação. Porém, tem de adaptá-los em outros locais. Bitello atua mais adiantado no 4-2-3-1 como meia central ou pela direita. Por isso, ele é o que mais tempo teve nos primeiros duelos: 355 minutos, de acordo com o site Ogol.

Pepê, recém-contratado ao Cuiabá, é o segundo da lista. O camisa 23 já vestiu a camisa tricolor por 342 minutos. Outro reforço fecha o “pódio”: Felipe Carballo com 203 minutos em campo.

Antigo titular absoluto, o paraguaio Villasanti foi utilizado é o quarto com 182 minutos na temporada vigente. A explicação é a necessidade de observação das novas alternativas:

— Tenho dado oportunidade para todo mundo. Tem jogadores que eu conheço bem. Estou dando oportunidades para os que chegaram. No momento que tiver que tomar uma decisão, saberei o que estou fazendo. Tem os jogadores que eu conheço bem. O Villasanti é um deles — avaliou Renato.

O treinador ressalta que definirá a escalação e não está satisfeito com o rendimento atual. Ele não descarta modificar a formação:

— Estamos fazendo experiências. Temos muita gente no meio. Estamos testando um esquema que não está me agradando. Não tem espaço para todo mundo. Estou dando oportunidades para decidir lá na frente — relatou o comandante.

Thaciano, por exemplo, que prefere ser volante, mas já foi utilizado em anos anteriores como ponta direita e segundo atacante, foi improvisado como lateral reserva de Fábio. Logo, ele é o quinto da lista. Thiago Santos e Lucas Silva fecham a relação. Darlan, por critério técnico, e Lucas Leiva, por anomalia cardíaca, ainda não jogaram em 2023.