A edição de 2025 do Gauchão estreia nesta quarta-feira com uma novidade tecnológica: o uso do árbitro assistente de vídeo (VAR). Em entrevista, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, detalhou as mudanças implementadas e destacou que o sistema será financiado integralmente pela entidade.
De acordo com Hocsman, a FGF buscou parcerias e aumentou receitas para garantir que os clubes não fossem impactados financeiramente pela adoção do VAR. “Os custos serão totalmente cobertos pela federação. Não haverá repasse de despesas aos clubes nem redução das cotas de participação”, afirmou o dirigente.

Para viabilizar a utilização do recurso, algumas adaptações foram realizadas nos estádios que receberão as partidas. Além disso, as equipes de arbitragem terão reforço no número de profissionais para operar o sistema de forma eficaz durante os jogos, garantindo maior suporte às decisões em campo.
A rodada inaugural do Gauchão 2025 terá cinco partidas nesta quarta-feira. O fechamento da primeira rodada acontece na quinta-feira, com o duelo entre Monsoon e Caxias.

Veja também outras notícias do Grêmio
- “Não joga sozinho”: Grêmio emite nota em repúdio à atitude do Flamengo
- Grêmio põe fim ao jejum na Arena e vence o Vitória por 3 a 1
- 21 a 0: Grêmio aplica goleada histórica no Flamengo pelo Futebol Feminino
- “Novo streaming”: Grêmio x Vitoria; onde assistir AO VIVO, horário e escalações
- “Esgotado”: Grêmio divulga parcial de ingressos vendidos para jogo contra o Vitória
FGF divulga tabela do Gauchão 2025 com novo formato
Veja mais notícias do Grêmio, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.