Luciano Hocsman. Foto: Max Peixoto

Presidente da FGF responde proposta do Grêmio: “Foi decidido que…”

A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) respondeu prontamente à sugestão do Grêmio para a troca da equipe de arbitragem na reta final do Campeonato Gaúcho. A declaração foi feita pelo diretor de futebol do clube, Guto Peixoto, logo após a vitória gremista por 1 a 0 sobre o Ypiranga, em Erechim, com gol de Monsalve. Peixoto criticou o que chamou de “condicionamento” da arbitragem por parte do Internacional e sugeriu que os juízes das próximas partidas fossem de fora do Rio Grande do Sul.

A resposta veio poucas horas depois, através do presidente da FGF, Luciano Hocsman, em entrevista à Rádio Gre-Nal. Ele descartou completamente a possibilidade de trazer árbitros de outros estados e reforçou a confiança na arbitragem local. “Adianto sem nenhum constrangimento e sem titubear na minha resposta, nós não utilizaremos árbitros de fora do estado. Essa solução é simplista e um desmerecimento à história do futebol e da arbitragem gaúcha. Somos referência no país”, afirmou.

Elenco gremista. Foto: Lucas Uebel

Luciano Hocsman também fez uma avaliação positiva da competição até o momento, destacando o bom desempenho das equipes e o engajamento do público. “Essa última rodada resume bem o que foi a primeira fase. Tivemos jogos com grande importância e destaque. Foi um campeonato bem disputado e atrativo para os torcedores. Acho que escolhemos um bom formato, o que demonstra um acerto de todos nós”, pontuou o dirigente.

Por sua vez, o diretor do Grêmio, Guto Peixoto, voltou a criticar a arbitragem e, em especial, a atuação do VAR. Ele alegou que a tecnologia favoreceu o Internacional em diversas ocasiões ao longo da competição. “Se o objetivo do Inter for o mesmo que o nosso, eles não vão discordar de uma arbitragem e de um VAR de fora do Rio Grande do Sul. Tivemos cinco lances em que o VAR atuou a favor do Inter e três contra nós. Não estou dizendo que foi roubo, mas quem está tentando condicionar a arbitragem não é o Grêmio, e sim o Inter. Tem alguma coisa errada”, disparou.

Luciano Hocsman. Foto: André Ávila

Veja também outras notícias do Grêmio