Ivan Pacheco / Agencia RBS

Árbitros gaúchos ameaçam greve após decisão polêmica da FGF para o GreNal 445

A escolha de uma arbitragem de fora do Rio Grande do Sul para o Grenal 445, decisão do Campeonato Gaúcho, gerou grande insatisfação entre os árbitros locais. Após a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) confirmar Ramon Abatti Abel (SC) como árbitro principal e Daiane Muniz (SP) no VAR, um grupo de árbitros do estado chegou a cogitar uma greve como forma de protesto.

Ettore Chiereguini/AGIF

De acordo com informações divulgadas pelo jornalista Marcos Bertoncello, de GZH, a arbitragem gaúcha não aceitou bem a decisão e ameaçou não apitar os demais jogos do fim de semana, incluindo partidas do Troféu Farroupilha e do Quadrangular do Rebaixamento. Apesar do movimento nos bastidores, a situação foi contornada e as rodadas seguirão normalmente.

A escolha de uma equipe de arbitragem de fora partiu de um pedido conjunto de Grêmio e Internacional. Inicialmente, a solicitação era apenas para árbitros externos no VAR, mas a dupla Gre-Nal reforçou o desejo de que toda a equipe do clássico fosse de outro estado. O presidente da FGF, Luciano Hocsman, analisou a demanda e acatou a solicitação.

foto Divulgação

Essa decisão ocorre em um momento de pressão sobre a arbitragem local, que vem sendo alvo de críticas frequentes por erros em jogos decisivos. A presença de árbitros de fora pode ser uma tentativa de garantir maior isenção e evitar polêmicas no jogo mais importante do futebol gaúcho.

Com a polêmica nos bastidores e o clima quente dentro de campo, o GreNal 445 promete ser um dos mais tensos dos últimos anos, tanto pelo peso da decisão quanto pela insatisfação da arbitragem local. A bola rola no domingo, mas fora das quatro linhas o apito já tem sido motivo de disputa antes mesmo do jogo começar.

Árbitros gaúchos ameaçam greve após decisão polêmica da FGF para o GreNal 445
Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Veja também outras notícias sobre Árbitros do Gre-Nal