O Grêmio acertou a saída do zagueiro João Lima, de 20 anos, que deixa as categorias de base do clube para reforçar o Fortaleza. O jogador tinha contrato até o fim desta temporada e não chegou a renovar vínculo com o Tricolor Gaúcho. A negociação foi sem custos para a equipe cearense, mas o clube gremista permanecerá com 45% dos direitos econômicos do atleta visando uma futura transferência.
João Lima foi destaque no time sub-20 do Grêmio em 2025. O defensor canhoto somou 33 partidas ao longo do ano, com três gols marcados, e foi titular em competições como a Copinha, o Campeonato Gaúcho da categoria e o Brasileirão Sub-20. A boa sequência chamou a atenção do Fortaleza, que buscava reforçar seu elenco com jovens promissores.

A saída do zagueiro segue um movimento recente do Grêmio de enxugar o elenco. Nos últimos meses, o clube rescindiu contrato com os meias Nathan Pescador e Gabriel Silva, além de liberar por empréstimo Arezo, Carballo e Ronald. A diretoria busca abrir espaço na folha salarial e também dar oportunidades a outros jogadores da base.
Com a transferência, João Lima inicia um novo desafio na carreira profissional ao vestir a camisa do Fortaleza. Já o Grêmio aposta no potencial do zagueiro e mantém parte dos direitos como estratégia de retorno financeiro no futuro, caso o atleta venha a ser negociado em definitivo para outra equipe.

Veja também
- Ex-Grêmio passa ‘perrengue’ em novo clube e vive momento delicado na carreira
- Mano Menezes abre o jogo sobre Tiago Volpi e crava prazo para volta do goleiro ao Grêmio
- Grêmio renova com “novo Geromel” até 2027 e desponta como herdeiro natural de ídolo
- Grêmio vence o Juventude por 1 a 0 e termina com a melhor campanha Gauchão Feminino
- Bomba! Renato Gaúcho quer voltar para o Grêmio em 2026, diz jornalista
Veja mais notícias do Grêmio, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.