Na tarde desta terça-feira (25), um protesto de torcedores do Grêmio na sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) terminou com a detenção de 11 integrantes da torcida organizada Geral do Grêmio. A Brigada Militar interveio na manifestação, que incluía faixas críticas à arbitragem e o uso de fogos de artifício, alegando “perturbação do sossego”. Os torcedores assinaram um termo circunstanciado e poderão responder com pena de até três meses de prisão ou multa. Além das detenções, foram apreendidas as faixas, os artefatos pirotécnicos e roupas da torcida.
O protesto ocorreu no momento em que a FGF realizava uma coletiva de imprensa para falar sobre a arbitragem no Campeonato Gaúcho. Em resposta à crescente insatisfação dos clubes e torcedores, a entidade anunciou que, a partir dos próximos jogos, a equipe de árbitros do VAR será composta por profissionais de fora do Rio Grande do Sul. Segundo o presidente da FGF, Luciano Hocsman, a decisão visa reduzir o clima de tensão que tem tomado conta da competição. “É dolorido para mim, mas precisamos agir com responsabilidade”, declarou.

O estopim da revolta do Grêmio foi a arbitragem da partida contra o Juventude, no último sábado, que gerou diversas reclamações. Para dar mais transparência ao processo, Hocsman garantiu que os áudios do VAR dos lances questionados serão disponibilizados ainda nesta terça-feira. O material será primeiro apresentado aos clubes e depois publicado no site oficial da FGF, acompanhado de explicações da comissão de arbitragem.
O episódio expõe a insatisfação crescente com o desempenho da arbitragem no campeonato e coloca ainda mais pressão sobre a FGF. A decisão de trazer árbitros de vídeo de fora do estado pode acalmar os ânimos momentaneamente, mas a desconfiança dos torcedores segue em alta. Resta saber se essa medida será suficiente para evitar novos protestos e recuperar a credibilidade do campeonato.

Veja também outras notícias do Grêmio
- VIDEO: Discussão entre Mano e Alex Santana após empate do Grêmio com o Santos chama atenção na Vila Belmiro
- VAR anula gol de Alysson do Grêmio na Vila Belmiro e provoca críticas à arbitragem
- Baixa para Mano: atacante titular fica fora, e Viery ‘ganha chance’ no Grêmio contra o Bragantino
- CEO da Arena pede desligamento em meio à antecipação da gestão para o Grêmio
- Santos e Grêmio travam duelo intenso e ficam no empate na Vila Belmiro
Veja mais notícias do Grêmio, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.