A decisão está chegando! Neste sábado (1º), às 16h30min, no estádio Alfredo Jaconi, Grêmio e Juventude entram em campo para definir o primeiro finalista do Gauchão 2025. O Tricolor, que venceu o jogo de ida por 2 a 1, joga com a vantagem do empate para garantir sua vaga na grande decisão. Já o time da Serra precisa vencer por pelo menos um gol de diferença para levar a disputa para os pênaltis.

A expectativa é de casa cheia. Com capacidade para cerca de 18 mil torcedores, o estádio deve receber um público superior a 10 mil pessoas, segundo a projeção das vendas antecipadas. A torcida gremista esgotou, já na sexta-feira, as 1,9 mil entradas destinadas ao setor visitante, prometendo apoio total ao time de Gustavo Quinteros.
Após uma semana de treinos intensos no CT Luiz Carvalho, Quinteros teve a chance de aprimorar a equipe, especialmente do meio para frente. No entanto, na véspera da partida, dois desfalques importantes mudaram os planos do treinador. O atacante Amuzu, que vinha sendo uma peça-chave no setor ofensivo, ficou em Porto Alegre após sentir dores devido a uma pancada. Com isso, a tendência é que o trio de criação seja formado por Cristian Olivera, Monsalve e Cristaldo, atuando atrás do centroavante Braithwaite.

Outro desfalque é o zagueiro Rodrigo Ely, que sofreu uma lesão muscular. Com isso, a dupla de defesa será formada por Wagner Leonardo e Jemerson, enquanto Gustavo Martins fica como opção no banco. Por outro lado, uma novidade na delegação é Luan Cândido, que realizou trabalhos físicos durante a semana e pode ser uma alternativa para o decorrer da partida.
No banco de reservas, um reforço importante: Pavon, recuperado de lesão muscular, volta a ficar à disposição e pode ser uma peça fundamental no segundo tempo. A versatilidade do ataque gremista é vista como um grande trunfo para superar as dificuldades e garantir a classificação.

O Juventude chega para a semifinal do Gauchão com um clima de recuperação. Na última semana, a equipe comandada por Fábio Matias sofreu um duro golpe ao ser eliminada da Copa do Brasil pelo Maringá, time que disputará a Série C. Agora, o foco é total no estadual, mas o técnico precisa lidar com alguns desafios na escalação.
A lateral esquerda é a maior incógnita. Marcos Paulo não teve um bom desempenho e pode perder a vaga no time. As alternativas são Alan Ruschel e Felipinho. No ataque, outra mudança pode acontecer: Taliari pode entrar no lugar de Batalla, em busca de um maior poder ofensivo.
Expectativa de jogão e promessa de emoção
Com um Juventude pressionado pela eliminação na Copa do Brasil e um Grêmio apostando na qualidade e na versatilidade de seus jogadores de frente, a semifinal promete ser um confronto intenso e equilibrado. O Tricolor tem a vantagem, mas sabe que qualquer descuido pode custar caro. Do outro lado, o time da casa busca transformar a frustração recente em combustível para surpreender o favorito.
A bola vai rolar, e a promessa é de emoção do início ao fim! Quem será o primeiro finalista do Gauchão 2025?
Veja também outras notícias do Grêmio.
- Grêmio inicia a semana com demissões e causas políticas
- Grêmio inicia a semana com treinamentos pesados nesta Segunda-Feira
- GRÊMIO: Rodrigo Ely passou por uma nova cirurgia e já tem data para retorno
- Grêmio e as eleições: Saiba quais são os 33 movimentos políticos do tricolor
- Grêmio desligou os diretores das categorias de base, por relação com o grupo político MGI
Veja mais notícias do Grêmio, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.