Leonardo Gaciba. Foto: Lucas Figueiredo

Ex-árbitro, Leonardo Gaciba ‘crava’ gol do Grêmio como irregular contra o Juventude

O Grêmio garantiu sua vaga na final do Campeonato Gaúcho de maneira dramática. No último sábado (1), diante do Juventude, o Tricolor viu a classificação ameaçada até os minutos finais, quando o zagueiro Gustavo Martins marcou um gol de bicicleta e levou a decisão para os pênaltis. Nos tiros diretos, brilhou a estrela do goleiro Volpi, que garantiu a vitória gremista e a passagem para a decisão contra o Internacional.

A jogada do gol, no entanto, gerou polêmica. O comentarista de arbitragem Leonardo Gaciba, da ESPN, afirmou que o lance deveria ter sido anulado. Segundo ele, no momento da bicicleta, Gustavo Martins teria atingido o rosto de um adversário, configurando jogo perigoso. “Para mim, foi irregular. Houve contato físico, e isso caracteriza tiro livre direto”, opinou o ex-árbitro.

Gustavo Martins. Foto: Lucas Uebel

Mesmo após validar o gol com o auxílio do VAR, o árbitro Anderson Daronco decidiu rever o lance na cabine. Depois da análise, ele manteve a decisão de confirmar o gol, mas expulsou o técnico gremista Gustavo Quinteros e o lateral Reginaldo, do Juventude, por reclamação excessiva. A decisão do árbitro gerou debates acalorados tanto em campo quanto entre torcedores e comentaristas.

Com a classificação assegurada, o Grêmio agora se prepara para o clássico contra o Internacional na final do Gauchão. O primeiro jogo da decisão está marcado para o próximo sábado (8), às 16h30, na Arena do Grêmio. A expectativa é de um confronto equilibrado, já que as equipes chegam embaladas para o maior duelo do futebol gaúcho.

Gustavo Martins. Foto: Lucas Uebel

Veja também outras notícias do Grêmio