Endrick. FOTO: RODOLFO BUHRER/REUTERS

Promessa da base do Grêmio dá adeus e assina com o Botafogo até 2027 “vice-artilheiro atrás de Endrick”

O jovem atacante Lucas Caniggia, uma das promessas da base do Grêmio, anunciou sua despedida do clube neste domingo. Sem ter seu contrato renovado ao final de 2024, o jogador fechou com o Botafogo até o final de 2027 e, inicialmente, defenderá a equipe sub-20 do time carioca.

Lucas Caniggia. Imagem: Renan Jardim/Grêmio

Caniggia teve momentos de destaque nas categorias de base do Tricolor. Em 2021, foi artilheiro do tradicional Efipan, e no ano seguinte brilhou no Brasileirão sub-17, terminando como vice-artilheiro, atrás apenas de Endrick, hoje no Real Madrid. No entanto, sua ascensão foi interrompida em 2023, quando sofreu uma grave lesão nos ligamentos do joelho direito, que o afastou dos gramados por toda a temporada. Com isso, o Grêmio optou por não renovar seu vínculo.

Mesmo deixando o clube sem custos, o Grêmio poderá lucrar futuramente com o atacante. O Tricolor garantiu cerca de 2% em uma futura venda do jogador, através do mecanismo de solidariedade da FIFA, uma compensação financeira prevista para clubes formadores.

Lucas Caniggia. Imagem: Renan Jardim

Em sua despedida, Caniggia fez questão de demonstrar gratidão ao clube e aos torcedores. “Me despeço oficialmente do Grêmio, clube que foi minha casa por oito anos. Saio muito grato por tudo que vivi aqui”, escreveu o jogador em suas redes sociais. O atacante reforçou que sempre teve empenho e dedicação com a camisa do Tricolor e que levará o carinho da torcida para sempre.

Agora, no Botafogo, Caniggia tem a chance de retomar sua trajetória e recuperar o status de promessa do futebol brasileiro. Aos 19 anos, ele busca novos desafios e sonha com espaço no time principal do clube carioca nos próximos anos.

Lucas Caniggia. Foto: Renan Jardim