CBF em xeque: Grêmio e Inter buscam paralisação do Brasileirão em meio a resistencia de Ednaldo Rodrigues

Foto: Miguel Noronha

Clubes buscam consenso enquanto CBF resiste à paralisação do Brasileirão

Durante toda segunda-feira, os clubes da Série A estiveram em comunicação constante em busca de um consenso sobre a possível paralisação do Brasileirão devido ao estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul. No entanto, até o momento, não houve unanimidade entre os times, e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não está convencida de que essa seja a melhor solução para o momento.

Presidentes e diretores de Internacional, Grêmio e Juventude argumentaram com outros clubes que adiar apenas as rodadas deles resultaria em um desequilíbrio no campeonato, com partidas encavaladas apenas para o trio lá na frente. Além disso, explicaram que, no momento, não estão em condições de treinar devido às condições climáticas adversas.

CBF

CBF resite contra a paralisação

Ontem, o Internacional tornou público o pedido que fez através da Federação Gaúcha de Futebol, que faz a interlocução com a CBF. No entanto, a entidade máxima do futebol brasileiro enumera uma série de dificuldades para a paralisação geral do torneio.

A CBF destaca a questão do calendário, argumentando que, com apenas três times perdendo suas partidas, é mais fácil encontrar uma janela para a remarcação, especialmente com datas livres decorrentes das eliminações dos times em outras competições. A extensão do calendário para o próximo ano também é vista com preocupação, devido ao Mundial de Clubes e outros compromissos já agendados.

Foto: Diego Vara

Além disso, a entidade ressalta os compromissos comerciais, incluindo direitos de transmissão e parcerias, que seriam afetados pela paralisação. A continuidade das competições internacionais, como a Libertadores e a Sul-Americana, mesmo em caso de paralisação do Brasileirão, também é considerada.

A decisão até o momento é adiar novamente alguns jogos da rodada do fim de semana, o que afetaria as seguintes partidas: Atlético-MG x Grêmio e Internacional x Juventude. Na rodada passada, outras três partidas foram adiadas: Grêmio x Criciúma, Juventude x Atlético-GO e Cruzeiro x Internacional.

Foto: Max Peixoto