Grêmio vence e segue firme rumo ao título do Gauchão 2024

Foto: André Ávila

Primeiro Tempo: Retranca rubro-negra e golaço de Cristaldo

O Grêmio enfrentou uma retranca rubro-negra em sua jornada para a semifinal. Após um primeiro tempo de insistência, o Tricolor venceu o Brasil-Pel por 2 a 0 na Arena e avançou sem sustos para as quartas de final do Gauchão. Cristaldo e Diego Costa foram os autores dos gols gremistas.

O Grêmio entrou em campo com o melhor que Renato Portaluppi tinha à disposição. Sem Reinaldo e Marchesín, lesionados, o técnico apostou em Mayk na lateral esquerda e Caíque no gol. O esquema com Cristaldo, Pepê e Villasanti no meio foi mantido, com Pavon, Gustavo Nunes e Diego Costa formando o trio de atacantes.

A dinâmica do jogo ficou evidente desde o primeiro minuto. Com uma linha de cinco defensores, quatro jogadores na intermediária defensiva e apenas JP Bardales mais avançado, o Xavante queria se defender a todo custo na Arena. Uma estratégia que deu certo até a reta final da primeira etapa.

Foto: André Ávila

Quando a retranca Xavante parecia que prevaleceria no primeiro tempo, Cristaldo resolveu com um golaço. O camisa 10 recebeu, ajeitou o corpo e mandou um chute no ângulo. Um golaço, com 44 minutos de jogo.

Segundo Tempo: Diego Costa marca e Grêmio avança

A conversa no vestiário, no intervalo gremista, deixou os jogadores ligados na volta do segundo tempo. Principalmente Diego Costa. O centroavante passou a ter mais envolvimento e teve duas boas oportunidades de marcar. Aos 3, ele perdeu ao errar o tempo de bola e desperdiçar um cabeceio na pequena área sem marcação. Dois minutos depois, Cristaldo achou Diego em cruzamento e Gabriel fez grande defesa.

Preocupado em proteger o time do contra-ataque, Renato colocou Du Queiroz no lugar de Pepê. Depois de duas chances, Diego Costa não desperdiçou a terceira oportunidade. João Pedro avançou, recebeu o passe no lado direito de Pavon e fez o cruzamento. O centroavante brigou com o zagueiros, ficou bom a bola e bateu para o fundo do gol aos 23.

No fim do jogo, Gustavinho levou uma cotovelada de Bruno Reis. O jogador do Brasil-Pel foi expulso. Com a vitória, o Grêmio agora enfrentará o Caxias na semifinal do Gauchão, com a primeira partida na Serra e a decisão na Arena.

Foto: André Ávila