Fim da novela com Flamengo: Gabigol é suspenso por 2 anos em exame antidoping e da adeus ao Grêmio

Foto: Reprodução/Internet

Nesta segunda-feira, a Justiça Desportiva Antidopagem concluiu o julgamento de Gabigol, atacante do Flamengo, que foi suspenso por dois anos devido a uma tentativa de fraude em um exame antidoping. A decisão ocorreu após uma sessão que durou pouco mais de duas horas. O jogador participou do julgamento, que teve início na semana passada. A pena entrará em vigor a partir de abril, mas cabe recurso.

O placar do julgamento foi apertado, com cinco votos a favor da punição do atacante e quatro votos contrários.

Gabigol foi acusado de infringir o artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que trata da “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”. Essa infração prevê uma suspensão de até quatro anos em caso de condenação.

Durante o julgamento, a defesa apresentou o testemunho de L.C. Cameron, bioquímico, para discutir métodos e técnicas de detecção de exame antidoping. Cameron afirmou que, do ponto de vista do resultado da coleta, não houve transgressão.

Foto: Marcelo Cortes

A denúncia foi feita no final de dezembro, e a defesa enviou sua manifestação no final de janeiro, dentro do prazo estipulado. Imagens das câmeras de segurança do Centro de Treinamento Ninho do Urubu também foram anexadas para apoiar a versão do atleta.

A primeira sessão do julgamento ocorreu no último dia 20, com cinco horas de duração e realizada de forma online. Gabigol prestou depoimento por videoconferência, assim como outras sete testemunhas. A continuação do julgamento ocorreu nesta segunda-feira, também de forma virtual, com a participação do jogador.

Fim da novela, Gabigol da adeus ao Grêmio

Embora a decisão represente um revés para Gabigol e o Flamengo, há a possibilidade de recurso. No entanto, a suspensão de dois anos torna improvável a transferência do jogador para o Grêmio, que era um desejo do técnico Renato Portaluppi.

Gabigol
Foto: Wagner Meier